segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pernambuco registra 149 casos de picada de escorpião no início de 2014

No período de chuva, aumenta a preocupação com ataques de escorpião, já que uma das características do animal é se esconder em lugares úmidos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, 867 pessoas foram picadas por escorpião em 2013 no estado. Somente neste ano, entre janeiro e fevereiro, os dados já somam 149 casos.
A empregada doméstica Aurora Cosma da Silva é mais uma dentro da estatística: foi picada duas vezes quando estava em casa, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Ela conta que os escorpiões se escondem embaixo de entulhos e costumam aparecer mais à noite, dentro da cozinha e no banheiro. Eles entram pela janela ou aparecem pelo ralo. “Eu estava sentada em casa e não vi quando ele me picou”, disse.
Uma das filhas de Aurora, Eliana da Silva Santos, também foi picada e, apesar de ter sentido dores por alguns dias, não procurou um médico. O que mais preocupa as duas são as crianças que vivem em casa. “Sempre digo para eles, porque na minha casa tem uma parede que não é rebocada. Digo para eles não encostarem porque pode ter escorpião”, conta.
A primeira medida para afastar os escorpiões é retirar os entulhos do quintal da casa, explica o veterinário da Secretaria de Saúde de Jaboatão, Sérgio Rocha.  “O escorpião vai em busca do alimento, que são os insetos. O principal alimento dele é a barata, então eles vão em caixa de esgoto, entulho, telha, lenha, madeira, tijolo acumulado. Onde tiver barata você pode acabar encontrando escorpiões”, ressalta.
A orientação é procurar um posto de saúde assim que perceber que o organismo está dando sinais de intoxicação com o veneno. “Dependendo do caso, o posto de saúde vai encaminhar a pessoa para algum lugar específico, onde é feito o soro  antiescorpião, que vai neutralizar o veneno no corpo da pessoa. O escorpião que temos em Pernambuco tem uma toxina mais fraca, mas, se a vítima for criança ou idoso, pode ter consequência mais graves”.
Prevenção
A recomendação do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) é que crianças abaixo de 12 anos devem ser encaminhadas com urgência a uma unidade médica quando começar a sentir efeitos do veneno do escorpião. Os sintomas são vômito, sudoreses e aumento de frequência cardíaca. “O efeito do veneno é imediato. Esse paciente pode ter uma evolução grave do quadro em poucas horas”, explica a médica e coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto.
Ela alerta para que os pais desconfiem logo de picadas de escorpião quando a criança começar a chorar e tiver esses sintomas. O Hospital da Restauração, no Recife, realiza o atendimento para crianças com o soro específico que combate o veneno. Os adultos devem procurar o posto de atendimento básico. “Devemos ter cuidado com a vestimenta. Antes de colocar um sapato, bater antes para checar se não tem nenhum bicho dentro, conferir as roupas, manter a casa limpa, com lixo do lado de fora para não juntar entulho e não proliferar baratas", explica Porto.

Para informações sobre como proceder caso ocorra uma picada de escorpião, o Ceatox disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 0800.722.6001.
Fonte : G1 pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário