sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Os bastidores da inauguração do Calçadão

A moda das selfies: Com “status de celebridade”, o filho de Eduardo Campos virou o alvo preferido das câmeras e dos smartphones durante a inauguração do Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

A cada passo, dezenas de pessoas se aproximavam de João Henrique Campos (PSB) a fim de registrar uma “Selfie” com herdeiro político de Eduardo Campos.
.
.
Um fato que chamou a atenção foi à simpatia do jovem político socialista, que não mediu esforços para atender a cada um de seus novos fãs, especialmente adolescentes.

João Henrique Campos, aos poucos, se torna uma figura carimbada no cenário político e já deve disputar, em 2018, o posto de deputado federal.

O solitário: O vereador Zé Elias (PTB) foi o único da bancada de Oposição visto na solenidade de entrega do Calçadão.
.
.

Figura constante nos grandes eventos promovidos pela atual gestão, o vereador foi mencionado pelo prefeito durante seu discurso e mostra que, mesmo pertencente à bancada adversária, procura sempre manter o lado da “boa vizinhança”, deixando as questões políticas em cima do palanque.

Questionado como o mesmo se sentia em tais eventos, mesmo em desacordo com a sua bancada, ele respondeu:

Eu acho que sou diferente dos outros. Eu faço política muito em cima do palanque. Quando estou no palanque, eu abraço a campanha de um partido, eu sempre estou daquele lado. Mas depois que desmonta o palanque, o que vem de bom para Santa Cruz do Capibaribe, tem o meu apoio”.

Os desafios para os próximos meses: Alguns dos desafios que serão enfrentados pela gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB), quanto ao Calçadão, já podem ser evidenciados.

1 – A insatisfação de comerciantes que serão realocados de seus pontos, algo que não iria acontecer segundo declarações do próprio prefeito.
.
2 – Alegações de comerciantes que afirmam ter seus nomes retirados da lista de beneficiados;
.
.
3 – A insatisfação quanto aos quiosques (foto acima): 38 deles serão espalhados pelos corredores centrais de cada setor, mas um grupo de pequenos comerciantes já alegou que irá se manifestar contra porque, segundo eles, pessoas que estavam no calçadão há seis meses ou menos foram contempladas com lanchonetes nas áreas internas, em virtude destes que alegaram estar comercializando há dois anos ou mais.
.
4 – Manutenção da estrutura, já que pode desagradar a modalidade de tributação única estipulada pelo prefeito, nos moldes semelhantes ao adotado pelo Moda Center Santa Cruz.
.
5 – Circulando entre as lanchonetes e lojas, era comum ouvir de comerciantes contemplados a afirmação de que lutarão para comercializar (e manter seus pontos) também no calçadão provisório, mesmo quando toda a transferência para o novo local for totalmente consolidada.

Os dilemas e desafios das duplicações da BR-104 e PE-160: Uma com a duplicação paralisada e outra ainda no início, a conclusão das duas obras é vista como o segundo e terceiro passos para que tanto o Calçadão, como o Moda Center, possam ainda agregar ainda mais desenvolvimento ao município.

O fato mais grave foi a postura do governador João Lyra Neto (PSB) que, na solenidade de entrega do Calçadão, garantiu apenas a conclusão das obras de duplicação da PE-160 para 2015 e deixou a incerteza no ar sobre o reinício das obras de duplicação da BR-104, cuja paralisação se arrasta há anos.
.
O andamento da construção das bancas de ferro: Ainda não foi devidamente esclarecido pela prefeitura como está o andamento da construção das bancas de ferro do Calçadão.
.
..
Ao todo, nos três setores, 4094 bancas de ferro devem existir de acordo com o projeto original, mas o que se sabe é já circulam panfletos (como o acima) nas ruas que mostram valores que cada uma dessas bancas custará entre R$ 380,00 e R$ 400,00, mas ainda é incerto quantas delas já foram construídas.

Fonte:Blog Do Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário