quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sociedade Esportiva Ypiranga Celebra 76 anos de história



Há 76 anos, era fundada a Sociedade Esportiva Ypiranga e tudo começou com os negrinhos do alto na antiga Rua do Alto, atualmente Avenida Jatobá.

A criançada da época decidiu organizar os jogos e realizá-los em um campinho na Rua Coronel Luiz Alves. O nome da equipe foi em homenagem ao “Grito do Ypiranga” e o azul e branco em homenagem ao céu.

O terreno, que atualmente é o Estádio Otávio Limeira Alves, foi doado pelo Coronel Luiz Alves, Pai de Otávio Limeira, o qual recebeu o nome. O primeiro presidente do clube foi o padre José Pereira de Assunção (Padre Zuzinha) de 1938 à 1940. Atualmente a equipe é presidida por José Rivaldo Mestre (Zé Cueca).

Muitos acontecimentos deram fama ao Ypiranga, como os jogos amistosos que divulgava a equipe em outras cidades e estados, entre outros destaques eram as manhãs de sol e o baile azul e branco. O Ypiranga se profissionalizou em 1993, porém conseguiu vários títulos na época do amadorismo.


O primeiro título profissional da Máquina aconteceu em 1994, com a conquista do Campeonato Pernambucano da 2ª divisão (na época, Copa do Interior).

A primeira grande participação na elite do Pernambucano foi a 5ª colocação em 1995, nesta época a Máquina contava com atletas de renomes nacionais e outras revelações, entre eles a equipe contava com a experiência do atacante Jacozinho e a revelação foi o atacante Gaúcho que após o torneio atuou pelo Sport Recife e se destacou no futebol Português.

O Ypiranga foi rebaixado para a 2ª divisão do estadual em 1997 e retornou em 2005, com a conquista do torneio no ano anterior. Em 21 jogos, o Ypiranga liderou a competição de ponta a ponta e foi derrotado apenas duas vezes, contra o Vitória de Santo Antão e o Ramalat.


Em 2006, a Máquina conseguiu sua melhor colocação na 1ª divisão, a decisão do título do 1º turno contra a equipe dos Estudantes de Timbaúba e acabou chamando a atenção da mídia nacional e movimentou a cidade.

O resultado não foi dos melhores, na ocasião o atacante Júnior Amorim chutou pra cima a única oportunidade clara que a equipe teve durante a partida. Com o empate sem gols, o titulo acabou ficando com a equipe do Santa Cruz do Recife.


Outra importante conquista heroica foi à classificação inédita ás semifinais do Campeonato Pernambucano em 2013, o lateral-direito artilheiro Diogo foi o destaque da equipe que após o estadual, o atleta foi contratado pelo Bragantino.

No estadual deste ano, a equipe lutou para não ser rebaixada para a Séria A2 e acabou conseguiu a permanência no torneio na penúltima rodada, onde na ocasião venceu o Vitória das Tabocas pelo placar de 2 a 0, no Estádio Otávio Limeira Alves.

Blog do Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário