segunda-feira, 31 de março de 2014

No Recife, filas marcam último dia do cadastramento biométrico do TRE.

Eleitores formam longa fila no Forte das Cinco Pontas (Foto: Vitor Tavares/G1)

Em 35 cidades de Pernambuco, incluindo o Recife, se encerra nesta segunda-feira (31) o prazo para os eleitores realizarem o cadastramento biométrico. No posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PE) no Forte das Cinco Pontas, área central do Recife, a fila já dá volta no quarteirão nas primeiras horas da manhã.

De acordo com o presidente do  TRE-PE, desembargador José Fernandes, 122 mil eleitores recifenses ainda não atualizaram seu título. Terá prioridade quem agendou o recadastramento. Na cidade, os locais que realizam o recadastramento são: Sede do TRE, Expresso Cidadão do Shopping RioMar, Caec Areias, Caec Arruda, Caec Cinco Pontas, Câmara de Vereadores do Recife, Fórum Joana Bezerra, Juizado Especial da Imbiribeira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Prefeitura do Recife. Estes postos vão funcionar até as 18h desta segunda.

"Nós temos capacidade operacional para atender, hoje, 12 mil eleitores. Obviamente, se faltam 122 mil eleitores, muita gente não vai conseguir fazer esse processo hoje", informou Fernandes. "Hoje, temos agendados mais de 9 mil eleitores para serem atendidos. Como a capacidade é de 12 mil, então ainda temos sobras [para as pessoas aparecerem espontaneamente e realizarem o recadastramento]", disse Fernandes.
Os interessados devem levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência, como conta de luz ou água. A partir do atendimento, o processo de recadastramento do título dura entre 5 e 7 minutos. Quem não realizar o cadastramento biométrico terá seu título cancelado. "Não é só ficar sem votar, mas a pessoa não consegue realizar empréstimos em bancos, não tira passaporte, não se inscreve em concurso público ou toma posse, não se inscreve em programas do governo. Tem uma série de consequências", explicou o presidente do TRE.
Nova inscrição
Quem perder o prazo ainda terá uma nova chance para poder votar nas eleições deste ano. "O eleitor que não tiver condições de fazer hoje o seu recadastramento, eu diria que ele não está com sua situação perdida. Apesar de ter seu título cancelado, ele tem até 7 de maio para fazer uma nova inscrição, como se fosse a primeira vez. As exigências de documentos são as mesmas", relevou Fernandes.
Eleitores de cidades que não tiveram seu cadastramento biométrico para esta eleição, vão atualizar o título para a próxima. De acordo com José Fernandes, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, devem começar o processo no fim de outubro deste ano.
Fonte: G1 Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário